últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Profissionais da saúde participam de capacitação sobre Prevenção e Combate ao HIV/AIDS

 

Ferramenta estratégica, a vigilância em saúde desempenha um papel essencial no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas, fortalecendo ações de prevenção e combate ao HIV/AIDS

Na tarde desta quinta-feira, 5, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um importante workshop no Auditório da Regional Maracanã. Voltado aos profissionais de saúde do município, o evento teve como principal objetivo ampliar o acesso e qualificar os atendimentos relacionados à prevenção e ao combate ao HIV/AIDS, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências.

A secretária da pasta, Marilda Zanoni, destacou a importância da iniciativa para a rede de atenção básica: “Lidamos diariamente com condições diversas, e essa capacitação proporciona segurança e atualização para que os profissionais possam atender com mais precisão e humanidade aqueles que procuram as unidades de saúde em busca de orientação ou tratamento”.

Fortalecendo a rede de cuidado

Atualmente, os serviços de saúde de Colombo, como o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizados na Rua São Pedro, nº 864, realizam mensalmente mais de 4.000 atendimentos, que incluem consultas, exames, testes rápidos, procedimentos e aconselhamentos.

Atualização e humanização no atendimento

A capacitação abordou temas essenciais, como:
Avanços nas profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP);
Realização de testes rápidos e autotestes;
Diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS;
História do HIV/AIDS e dados epidemiológicos atualizados;
Combate aos estigmas e preconceitos relacionados à doença;
Atuação da Rede Nacional de Pessoas que Vivem com HIV/AIDS em Colombo.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da vigilância em saúde como uma ferramenta estratégica para o planejamento, a implementação e a avaliação das políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate ao HIV/AIDS.

Postar um comentário

0 Comentários