Com a nova onda de calor, a secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Ambiental, intensificou as vistorias no município.
Até o momento, já foram realizados cinco Levantamentos de Índice Rápidos para Aedes aegypti (LIRAa). As vistorias acontecem nos imóveis de todos os bairros que foram diagnosticados como áreas prioritárias para os trabalhos de orientação, eliminação e tratamento em relação à dengue dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
E para que o trabalho da nossa equipe seja efetivo, é muito IMPORTANTE, que você abra as portas da sua casa para que eles possam realizar inspeção do local. Lembrando, que os profissionais estão sempre uniformizados, portando o crachá de identificação e com o supervisor de campo.
A coordenadora de Vigilância Ambiental, Lucielly Rosa, destacou que: “estamos realizando o LIRAa obrigatório do Ministério da Saúde; até o mês de agosto/2024, 59.784 imóveis haviam sido vistoriados. Com os trabalhos da equipe da Vigilância Ambiental, o Índice de Infestação Predial (I.I.P) baixou consideravelmente”.
Confira algumas ações da Prefeitura para o combate ao Aedes aegypti:
• Atividades educativas realizadas nos CMEIs, feiras e ações do município;
• Investigações de casos suspeitos de dengue, com ação de bloqueio de transmissão dos ACEs;
• Vistorias quinzenais nos 36 pontos estratégicos da cidade, com tratamento químico caso necessário;
• Reuniões mensais para a elaboração e aplicação de estratégias de prevenção e promoção de saúde.
Importante!
Você sabia que o Aedes aegypti, além de ser o transmissor da Dengue, também é o responsável pela Zika, Chikungunya e Febre Amarela?
Fique atento e saiba como evitar a proliferação do mosquito:
• Uso de repelentes e telas nas janelas;
• Não deixe água parada em locais abertos;
• Mantenha sempre limpa as calhas e piscinas;
• Faça o descarte do lixo corretamente, de preferência em locais cobertos para que não acumule água.
Ficou com dúvidas sobre as visitas ou deseja solicitar uma vistoria? Entre em contato com a Vigilância Ambiental por meio do telefone: (41) 3666-6846 ou (41) 98833-7705.
0 Comentários