O ativista Diego Saldanha, conhecido por ser o Guardião do Rio Atuba, agora pode dizer que é Guardião da Luz, com poste solar ele ilumina trechos de sua comunidade, onde a iluminação pública da Copel não chega.
Conversando com o Diego sobre o projeto ele nos explicou, que teve a ideia de criar um poste solar, para iluminar a rua do seu bairro de forma ecológica, e quem sabe assim expandir para comunidades que não tem acesso a iluminação pública, segundo ele, comprou as luminárias na internet de 150w, que passam o dia carregando durante a anoite, por volta das 18:30 ela começa iluminar e dura a noite toda, para realizar o projeto, ele fez parceria com um serralheiro que não cobra a mão de obras. "Eu sou ligado as ações ambientais e eu identifiquei aqui na cidade e em qualquer lugar do pais, que tem vários lugares que não tem energia pública, e com uma iniciativa simples que é razoavelmente de baixo custo é possível resolver este problema." disse Diego em entrevista ao portal RNP.
Diego que é vendedor de frutas, busca fazer seus projetos sempre pensando na ecologia, cuidando da natureza, segundo ele o projeto consiste em iluminar toda sua rua, a Copel somente tem instalado as luzes em vias públicas, em comunidades carentes como as de invasões, não é levado os postes com luz,(não é o caso da rua dele) a ideia do Diego a principio é instalar 7 postes ecológicos em sua rua, e mostrar que o projeto funciona e não tem custo, além de que a luz de LED ilumina muito bem e não tem fios (o que evita os roubos). Ainda segundo ele, após isto o projeto deve ser levado para uma comunidade carente, onde será instalado os postes na casa dos moradores, para que eles se sintam donos e ajudem a cuidar.
Mas para realizar este projeto, ele vai precisar de ajuda e por isto está começando em sua rua mostrando que o custo é baixo em troca de segurança e conforto para os moradores.
0 Comentários