Há tempos alertamos os vereadores sobre a importância, de
ter uma rede social forte, presente, constante e com qualidade, alguns ouviram
em partes, outros realmente tentaram por em prática a nova realidade, mas
muitos ignoraram, preferem a velha forma de se fazer política, aquela de
reaparecer nos períodos eleitorais, de pedir votos, de se fazer presente nos
redutos eleitorais (não é errado, mas deveria ser alinhado com a prestação
continua de trabalho nos diversos meios que temos hoje para se manter relações
sociais) Porém com a Pandemia do novo Coronavírus, sem a possibilidade de fazer
o “corpo-a-corpo” se viram obrigados a surgir nas redes sociais como forma de
não serem esquecidos ou de continuar a prestação de serviço.
Um dos pontos que sempre colocamos para os vereadores é da
necessidade de planejar e distribuir o conteúdo produzido pelo seu mandato,
como indicações, projetos de leis e fiscalização, de forma nativa para cada
rede social, desta forma tendo uma comunicação direta e próxima de acordo com o
perfil, de usuário. Temos três grandes redes sociais hoje, Facebook, Instagram
e WhatsApp (Ambas da mesma marca, mas com objetivos distintos) o Conteúdo que
dá certo no Facebook, não tem a mesma taxa de conversão no Instagram que foca nas
imagens (aquela premissa que uma foto vale mais que mil palavras) e no WhatsApp que também tende a ser mais
informal.
Outro fato importante na implantação das redes sociais é a
gestão e acompanhamento de desempenho, saber o que reflete positivamente na
população, o que não agrada, e ter um canal de resposta, hoje o povo num geral,
tem conhecimento, e canais para obter este conhecimento, então questionamentos vão
surgir e é de acordo com a sua resposta que vai somar positivamente ou não
aquele cidadão.
Antes da pandemia mundial, vimos que os vereadores que eram
mais atentos a estes detalhes de presença digital, sempre estiveram em maior
evidência, mesmo que o vereador não tenha trabalho real e de impacto, isto fez
dele um diferencial e agora na pandemia, se tornaram referência de conteúdo
informativo em relação ao COVID-19.
Os vereadores que desconheciam e não tinham o habito de
informar através da rede social, tiveram de correr, para fortalecer seus
canais, e tentam hoje criar uma narrativa de que o trabalho continua, já que
não podem estar em contado direto com sua base, isto é bom, se modernizar,
buscar outros meios, mas o que pesa nesta decisão de correr agora, é que
estamos em ano eleitoral e para muitos parece, apenas que o vereador quer o
voto e não de fato mostrar trabalho.
Desde a última eleição presidencial, vimos que as mídias
sociais, tem um peso maior que os tradicionais meios, como televisões e jornais
e com estas experiência torcemos que para o próximo pleito, os eleitos mantenha
uma prestação continua e presente nos diversos meios sociais, afim de que em
momentos de crises como a atual, possamos conferir nós mesmo a atuação
parlamentar e decidir pela a continuidade da vida política do referido
vereador ou não.
Por Ale Schneider
Foto: Arquivo
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