últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Doença de Parkinson e a Fisioterapia




A Doença de Parkinson (DP) é enfermidade progressiva e degenerativa do sistema neurológico, caracterizada por movimentos involuntários (bradicinesia), tremor de repouso, rigidez e instabilidade postural.

O início dos sintomas ocorre geralmente entre 50 e 70 anos de idade. Contudo, podem-se encontrar em pacientes mais jovens.

O tratamento do Parkinson é baseado no uso de terapia medicamentosa que influência marcadamente o desempenho motor, porém o tratamento com medicamentos pode não eliminar os sintomas relacionados à doença. Neste contexto, a fisioterapia assume um importante papel.

A fisioterapia voltada para a DP tem como objetivo minimizar as alterações motoras, ajudando o paciente a manter a independência para realizar as atividades de vida diária e melhorar sua qualidade de vida. Com o exercício terapêutico, haverá o aumento da mobilidade e promoção do reequilíbrio muscular, bem como, melhora nos aspectos funcionais. Procure um Fisioterapeuta, a busca por uma vida saudável e com qualidade depende de você!

Por:
Jéssica Quadros, Kayth Dias, Solange Baroni, Natália Boneti Moreira.


*Nota informativa desenvolvida na disciplina de Fisioterapia Esportiva da Faculdade Dom Bosco, orientada pela Prof. Natália B. Moreira.

Postar um comentário

0 Comentários