Foram encontrados vários tipos de objetos, no lixo retido pela Eco-Barreira e retirado por Diego. Segue uma lista deles:
garrafas pet;
embalagens plásticas de vários tipos de produtos;
capacete;
fogão;
bolas;
máquina de lavar;
sofá;
cadeira infantil para automóveis;
tubos de imagem de televisores antigos;
aquecedor elétrico;
bonecas, entre outros.
Diego faz a limpeza do rio, duas vezes por dia, uma antes de ir para o seu trabalho, de vendedor de frutas, e outra já no final da tarde. Ele tomou essa iniciativa, pensando em demonstrar aos seus filhos, que, ainda são crianças, que é necessário preservar a natureza.
Para criar a Eco-Barreira ele usou galões de água de 20 litros, envoltos em redes de proteção, de uma margem à outra do rio. Desse modo, funcionando como um bloqueio para reter o lixo, para depois ser retirado. A instalação da Eco-Barreira foi feita nos fundos da casa de Diego, local onde passa o Rio Atuba.
Atitudes como esta, demonstram que é possível a um cidadão comum, fazer mudanças significativas e eficazes para solucionar problemas que afetam o nosso meio ambiente.
Temos que criar a consciência de que a água é nosso maior tesouro, sem ela não a vida, e se todos os rios se tornarem impróprios? Vamos pensar no futuro, este projeto é simples e pode ser facilmente implantada em todos os rios que precisam de ajuda, vamos fazer uma Eco-Barreira?
Por Ale Schneider
0 Comentários