SEET
inaugura no Tarumã o Centro de Memória do Esporte do Paraná
Espaço reúne
medalhas, troféus, fotos e demais objetos que documentam a história do esporte
paranaense.(Foto: André Molina)
A Secretaria do Esporte e
Turismo do Paraná inaugurou o Centro de Memória do Esporte do Paraná,
localizado no ginásio Professor Almir Nelson de Almeida, conhecido como Tarumã.
O espaço cultural reúne medalhas, troféus, fotos, documentos, camisas de times
e outros objetos de atletas e de eventos esportivos que aconteceram no estado
desde a década de 1950.
Alguns dos fatos documentados são momentos marcantes das 65 edições dos Jogos Escolares do Paraná, os 60 anos de Jogos Abertos e os 30 de Jogos da Juventude.
Vale mencionar também que foi assinado o termo de cooperação técnica, que vai abranger o Centro de Memória em um espaço físico e o programa Pérgamun, que vai disponibilizar o museu virtual.
A solenidade de inauguração contou com as presenças de pessoas que contribuíram com a elaboração do Centro de Memória como o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado licenciado Douglas Fabrício, o diretor presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Diego Gurgacz, a coordenadora do Centro de Memória do Esporte, Adriana Porto, o diretor presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro, representando o secretário da Cultura, João Luiz Fiani, o chefe de gabinete da Secretaria de Administração e Previdência, Lucas Leal, representando o secretário Fernando Ghingnone, o coordenador da Rede SETI Esporte, professor Francis Trautwin e representando o DEPEN: Thorstein Ferraz.
Também acompanharam a cerimônia o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Antônio Eduardo Branco, o atleta olímpico de esgrima que participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, Athos Schwants, e funcionários da SEET.
Para realizar o descerramento da placa participaram da cerimônia o secretário Douglas Fabrício, o presidente do IPCE, Diego Gurgacz, e a coordenadora do Centro de Memória do Esporte, Adriana Porto.
“Este projeto saiu do zero e provou que com boa vontade e parcerias estruturadas tudo pode dar certo. O Centro de Memória além de resgatar a história do esporte paranaense promove a interação de diversos setores das áreas pública e privada, promovendo o resgate social. Agradeço todos os nossos garimpeiros que resgataram cada medalha ou troféu”, afirmou a coordenadora do Centro de Memória do Esporte, Adriana Porto.
O secretário do Esporte e Turismo, deputado Douglas Fabrício, reconheceu o sucesso do envolvimento de todos no projeto do Centro de Memória do Esporte.
“O esporte tem a capacidade de reunir pessoas de diferentes classes, ideologias e credos. Hoje estamos todos aqui para olhar a história. Quando assumimos a secretaria a primeira cobrança que recebemos foi em relação ao Ginásio do Tarumã. E junto com a reinauguração foi levantada a ideia de anexar ao ginásio uma espécie de museu. E nossa equipe tornou esta intenção uma realidade”.
COM/SEET
imprensa@seet.pr.gov.br
0 Comentários