As Ruas Prefeito João Batista Stocco, Pedro Dugonski, Francisco Kania e Adélio Corrêa estão recebendo importantes obras. Trata-se das medidas de contenção de enchentes no subleito do afluente do Rio Palmital, realizado pelo Programa de Contenção de Enchentes por meio das Secretárias de Obras e Viação e Meio Ambiente.
As obras visam conter a água da chuva e reduzir a velocidade com que ela alcança o Rio Palmital, impedindo enchentes. Esta iniciativa também não permite a passagem de lixos sólidos para o rio.
“Iniciamos o processo de limpeza e desassoreamento do rio, limpando as manilhas entupidas de terra e colocando caixas de desaceleração de 20 metros para que a água chegue mais lenta, impedindo que cause os represamentos e alagamentos nas vias”, explicou o secretário da pasta, Agnaldo Santos.
Durante as avaliações, as equipes de manutenção constataram que a vazão da água chega aproximadamente dez vezes mais rápida na linha de um quilômetro e meio de rio. E, para que água possa fluir normalmente, – cerca de mil metros cúbicos de material serão limpos. De acordo com o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki, nos últimos três anos, o afluente do Rio Palmital chegou a assorear cerca de um metro de altura.

Em prevenção, foi construída uma cinta de pedra na lateral do rio para evitar o fácil acesso de pessoas e que entulhos sejam jogados. “Pedimos também que os moradores nos ajudem a intensificar a fiscalização, cuidando para que não ocorra o despejo irregular do lixo”, destacou Nowacki.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC
0 Comentários