Hoje
falamos muito sobre inclusão e no último mês de dezembro 2017 e inicio de
janeiro de 2018 houve alguns compartilhamentos em rede social sobre a nota
técnica do MEC, e frase nesses compartilhamentos dizia inclusão sem laudo é um
direito da criança, porém temos que ficar atentos com essa frase para que não
ocorra equívocos, e principalmente ler o documento na íntegra e compreender o
verdadeiro significado de inclusão.
Ser
a favor da inclusão é necessário, a adaptação curricular dos professores é
fundamental, porém o direcionamento de uma equipe multidisciplinar é base para
que a verdadeira inclusão aconteça, caso contrário estaremos realizando a
exclusão na prática e o processo de inclusão no faz de conta.
Lembrando
que a equipe multidisciplinar é fundamental, pois cada qual desenvolve o seu
trabalho, exemplos: neuropsicologia é a ciência que estuda a conexão entre o
sistema nervoso e o cognitivo, psiquiatria: faz parte da ciência da medicina
que estuda os transtornos mentais, é também o profissional responsável para
receitar alguns medicamentos para o tratamento, a musicoterapia auxilia no
tratamento de alguns casos de complicação neurológica, psicologia e a pedagogia
sempre estiveram no processo de aprendizagem da criança, porém ambas as
ciências possuem suas especificações, fonoaudiologia: trabalha com a
comunicação oral, como a fala e audição, neurologia é a especialidade da
medicina que estuda Sistema Nervoso, psicomotricidade previne e realiza
tratamentos que envolvem o desenvolvimento corporal, otorrinolaringologista: é
área da medicina que se especializa em ouvido (Oto), nariz (rino) e laringe
(laringo), cada qual tem sua função.
Cabe
lembrar que todas as crianças têm o direito ao tratamento correto, e não podem
sofrer nenhum preconceito principalmente em ambiente escolar, vale lembrar que
a criação da lei de Inclusão Brasileira aconteceu
em 2015 (Lei 13.146/2015), e aqui
no Estado do Paraná também temos a DELIBERAÇÃO N.º 02/03, e no artigo Art. 5° As necessidades
educacionais especiais são definidas pelos problemas de aprendizagem
apresentados pelo aluno, em caráter temporário ou permanente, bem como pelos
recursos e apoios que a escola deverá proporcionar objetivando a remoção das
barreiras para a aprendizagem. Sendo assim a adaptação curricular deve
acontecer, mesmo que muitas vezes não seja uma tarefa fácil, porém devemos
parar de achar os porquês e sim realizar um olhar mais diferenciado e humano
juntamente com a prática pedagógica e a união com uma equipe multidisciplinar.
E não podemos esquecer que a aprendizagem
faz parte do cotidiano de todas as pessoas, inclusive das crianças, conforme a
neurobiologia significa modificações nas redes neurais, isso que dizer que o
ato de aprender envolve diversos fatores, como as estruturas neurais desde sua
formação anatômica, histológica, bioquímica e também a emocional.
Os
estudos e as descobertas da neurologia, psicologia, fisiologia, pedagogia
antropologia e neuropsicologia confirmam que o sucesso da aprendizagem depende
do desenvolvimento emocional, social e neurofisiológico da criança, sendo assim
compreendemos que o SNC é fundamental todas as nossas fases do aprender e
principalmente na inclusão das nossas crianças.
Saliza Costa Pedroso
Graduação em Licenciatura Plena em
Pedagogia
Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização
em Neuropsicologia e Aprendizagem.
Diversos cursos de extensão na área da
Educação, cursando Psicopedagogia Clinica e Institucional.
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