Atualmente, podemos observar um cenário com grande aumento da população de idosos no Brasil e, segundo estatística esse público irá aumentar significantemente nos próximos anos.
Com o avanço da idade, esses indivíduos costumam ter várias alterações funcionais devido a sua vulnerabilidade, dentre elas estão o acometimento dos padrões posturais e também de equilíbrio o que acaba acarretando em quedas, gerando assim então uma dependência funcional com cuidados redobrados.
A fisioterapia vem promovendo saúde em várias etapas da vida, tanto na reabilitação quanto na promoção à saúde.
Especialmente com esse público, enfatiza-se a importância do acompanhamento desse profissional junto ao seu processo de senescência, proporcionando um envelhecimento saudável e digno.
Por isso, a procura por fisioterapeutas muito importante, pois com um programa de exercícios é possível proporcionar um condicionamento físico geral e reeducação para lidar com as atividades diárias, prevenindo as quedas e debilidades funcionais.
Portanto, a ação do fisioterapeuta juntamente com outros profissionais da saúde, tem de melhorar a qualidade de vida na terceira idade, Estas atividades possibilitarão a redução doas aspectos negativos associados ao envelhecimento, melhorando a flexibilidade, coordenação, capacidade funcional, concentração, postura, além de tudo, ainda aumentando a autoestima, melhorando a qualidade do sono e trazendo benefícios a saúde como a diminuição no uso de medicamentos.
* Nota informativa, elaborada na disciplina de Fisioterapia Esportiva da Faculdade Dom Bosco, orientada pela Professora Natalia Moreira.
0 Comentários