últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Pedro Cavalli: O jovem na política

No Brasil a juventude é um dos segmentos mais atingidos quando se fala de exclusão, nesse sentido é de grande importância o estímulo de políticas públicas para a juventude. Os jovens de hoje têm interesses diferentes da época de nossos pais.

Com a mudança de relações de mercado, cada vez mais restritivo e competitivo, os jovens ficam com medo de sobrar, foram e são atingidos. Outro ponto importante é conviver com a violência desde cedo, é difícil sair para o lazer noturno sem pensar na possibilidade de não voltar para casa, quantos amigos ou familiares já perdemos tão jovens para a violência.

Temos que pensar em políticas que proporcionem o direito à educação e ao lazer, e também a preparação para o mundo do trabalho. Deve existir nesse processo o diálogo entre gerações para o aprendizado mútuo, só sabe o que é ser jovem hoje, quem é jovem, os adultos foram jovens em outro tempo, essa troca enriquece o processo de aprendizado.

É preciso que os jovens consigam aprender príncípios de cidadania que são trazidos pela história social, ensinados na sociedade e principalmente em família. Tive a oportunidade de aprender esses valores em minha casa, desde de tenra infância meus pais sempre se posicionaram firmemente quantos aos seus ideias e objetivos na vida, o que fez com que eu seguisse os seus passos. 

Na política tive exemplos de cidadania e cuidado ao povo,infelizmente alguns se perdem pelo caminho, colocando os interesses pessoais acima do bem comum da população. Dizem que a juventude está perdida, no entanto acredito que está nas mãos dos jovens a capacidade de renovação e transformação.

Esse conceito de políticas para a juventude é recente no país, observa-se um consenso inicial da necessidade de um projeto de ação de construção de um futuro, com olhar voltado aos jovens que cada vez mais participam e se preocupam com as dificuldades que a nossa população enfrenta.

Os jovens de hoje estão se tornando novamente protagonistas no cenário político brasileiro, sendo motivados por um senso de ética e cidadania, se envolvendo em vários movimentos sociais e participando ativamente da política. 

Dentro de seu município de origem é a melhor forma de começar, por isso me envolvo com as necessidades de nosso município e me preocupo com o nosso povo. Quero contribuir para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade. Dessa maneira vamos construir um projeto de futuro para o nosso país, investindo na juventude que é o futuro da nação.


Por Pedro Cavalli

Postar um comentário

0 Comentários