A iniciativa faz parte de projeto desenvolvido no município que busca ressignificação do ambiente escolar
Professores da rede municipal de ensino participam de palestra que incentiva a reestruturação de espaços educativos |
Buscar iniciativas que promovam a educação e o aprendizado faz parte do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Colombo. E, foi isso o que aconteceu na última terça-feira, (08), na Regional Maracanã, quando professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das Escolas Municipais se reuniram para participar de uma palestra sobre otimização dos espaços educativos.
A palestra ministrada pela psicóloga Adriana klisys vem de encontro ao Projeto “Territoriar”, desenvolvido pela Rede Marista com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Educação, que busca a resignação dos espaços educativos e o incentivo ao brincar. “O que as crianças sabem fazer de melhor é brincar, portanto é preciso que os professores se apropriem e saibam oferecer vidas aos espaços que as escolas possuem. Para que assim, a brincadeira seja associada ao aprendizado”, explica a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Marcia Ribeiro.
Ao todo, 100 professores participaram da palestra. “O projeto é desenvolvido apenas nas escolas municipais, mas achamos importante repassar as questão abordadas aos professores e educadores de toda a rede municipal de ensino”, afirma Marcia.
Encontro faz parte do projeto “Territoriar”, desenvolvido pela Rede Marista com apoio da Prefeitura de Colombo |
Desenvolvido desde 2015, o Projeto “Territoriar” traz a proposta de aproveitar os espaços das escolas e reestruturá-los para que as crianças possam utilizá-los da melhor maneira possível. Em Colombo, três escolas municipais participam do projeto: Barão de Mauá, Carlos Fontoura Falavinha e João Batista Stocco. Nessas escolas, espaços como: parque infantil, biblioteca e espaço cultural foram escolhidos para passar por reestruturação.
Sobre o “Territoriar”
Por meio da ressignificação de espaços pedagógicos, o Projeto Territoriar tem como objetivo – promover a melhoria da qualidade da educação e permanência dos educandos, do Ensino Fundamental I. O plano metodológico estabelece a escuta e a participação de toda a comunidade escolar como premissa de seu desenvolvimento, incluído crianças, familiares, educadores e gestores.
Fotos: Marcio Fausto/PMC
Da Prefeitura
0 Comentários