No Brasil tivemos só TRÊS momento de verdadeira
DEMOCRACIA, para mim e para algumas pessoas foi as únicas vezes que a população desse país foi escutada, então vamos as esses três momentos:
1° PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA: No dia 15 de novembro de 1889 a monarquia de D. Pedro II que comandava o País teve seu fim. Aonde Marechal Deodoro da Fonseca com a poio dos republicanos e do exercito, retiram D. Pedro II do poder, este foi o primeiro momento no Brasil que o voto da maioria foi contado, deixamos de ser Monárquico e passamos a ser uma "Republica Democrática"
Supostamente com essa mudança de monarquia para democracia o povo teria voz o povo que elegeria seus representantes.
2° A RETIRADA DOS MILITARES DO PODER: Em 1984 políticos da oposição, artistas, jogadores de futebol e milhares de brasileiros foram paras ruas participar do movimento
DIRETAS JÁ. Este movimento era a favor da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidência da republica como esperado a Câmara dos Deputados não aprovou a Emenda. No dia 15 de Janeiro de 1985 o Deputado Tancredo Neves que fazia parte da Aliança Democrática grupo da oposição formado pelo PMDB e pela Frente liberal. Juntos venceram Paulo Maluf que era dos militares este foi o fim do regime militar no Brasil. Infelizmente Tancredo fica doente antes de assumir e acaba falecendo. quem assumi foi seu vice José Sarney que em 1988 aprovou a nova constituição que apagou os rastro da ditadura e estabeleceu a democracia no país. Novamente o País teve seu momento de democracia mas como sempre a pessoas que querem se aproveitar dos demais.
3° E ULTIMO MOMENTO DE DEMOCRACIA IMPEACHMENT Collor: Três meses depois de sua posse Collor já é alvo de denuncias, no segundo escalão em primeiro momento em Outubro as denuncias passaram a envolver pessoas mais próximas do presidente como PC Farias (ex-tesoureiro da campanha de Collor). A partir dessas denuncias todos os meses surgiam novas denuncias e nomes, A população irritada com a situação do país começou a pedir a saída de Collor da presidência, Collor pede para que todos os Brasileiros saíssem nas ruas pintados de verde e amarelo em seu apoio, No dia 16 de agosto de 1992 os Brasileiros saíram paras ruas com as caras pintadas de verde e amarelo mas não a favor do senhor Collor mas sim para pedir seu impeachment ai surgiu o movimento OS CARA-PINTADAS. no dia 29 de Setembro de 1992 a Câmara dos Deputados aprovou o pedido de IMPEACHMENT do presidente. Pela terceira e ultima vez no nosso país o voto e o pedido da população foi atendido.
Este foi os três últimos momento de verdadeira Democracia infelizmente nenhum desses três momento foi continuado, como sempre existe pessoas sujas que se aproveitam do cargo para beneficio pró pio e se esquecem que eles deviam beneficiar a população, Mas eu ainda acredito na politica, acredito que vamos ter políticos responsáveis que pensem na população e não em si pró pios. Eu espero um dia em que a frase na bandeira do país vai deixar de ser uma frase e se tornar ORDEM E PROGRESSO.
2 Comentários
Pelo contrário é o que estar para acontecer novamente, o povo está na rua protestando de tanto imposto pago por nós e nada de melhoria.
ResponderExcluirA proclamação da república foi um golpe militar sem nenhuma participação do povo, que em geral apoiava o rei. Quem estava contra eram as elites, descontentes com a abolicao da ecravatura. Quanto as diretas ja, isso sim foi um movimento que contou com grande apoio popular. Bem o ipechelent do collor, na época me pareceu grande coisa, mas coparado com alguns o homem é um SANTO...rsrsrsrsr
ResponderExcluir